• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 02:41:06
Nordestinas
  • 25/05/2017 08h32

    À FLOR DA PELE – Em dia tenso, com bate-boca, protestos e tumultos, sessão do Plenário da Câmara é suspensa várias vezes; Maia reúne com líderes

    Rodrigo Maia pede para oposicionistas desocuparem espaço da Mesa Diretora e faz reunião para negociar impasse com líderes
    Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

    Plenário da Câmara Federal quase teve pancadaria generalizada

    ( Publicada originalmente às 17h 32 do dia 24/05/2017) 

     

    (Brasília-DF, 25/05/2017) A Câmara dos Deputados vive nesta quarta-feira, 24, um dia de tensão, com bate-bocas entre parlamentares governistas e oposicionistas e protestos com gritos dentro do Plenário Ulysses Guimarães. Tudo reflexo da manifestação na Esplanada dos Ministérios contra o presidente Michel Temer e as reforma trabalhista e previdenciária.

    A sessão, desde o seu início, se desenvolveu em clima tenso. Parlamentares de partidos de oposição ocuparam o espaço da Mesa Diretora, tentando atrapalhar os trabalhos, obstruir votações e pedindo o encerramento da sessão.

    Decreto de Temer e tumulto

    A sessão foi interrompida várias vezes. A última interrupção aconteceu por volta das 17 horas, quando chegou ao Congresso Nacional a notícia de que o presidente Temer teria decretado o emprego das Forças Armadas “para a garantia da Lei da Ordem no Distrito Federal”. 

    Questionado pelos deputados sobre a veracidade da informação, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou, o gerou a partir de então uma confusão generalizada, envolvendo cerca de 20 deputados, e por pouco não resultou em agressão física.

    Reunião com líderes

    O tumulto foi amenizado com a intervenção da policia legislativa. Maia então pediu aos deputados oposicionistas que estavam ocupando o entorno da Mesa Diretora dos trabalhos e propões suspender a sessão para negociar um encaminhamento para o impasse entre base governista e oposição, numa reunião com líderes da casa.

    A situação pretende continuar os trabalhos e a oposição quer o encerramento da sessão devido à repressão policial a manifestantes na Esplanada dos Ministérios.

    Maia afirmou que, se houver a desocupação, ele encerrará a sessão e convocará outra com a Medida Provisória 765/16 em pauta. Essa MP reajusta a remuneração de várias carreiras do Executivo federal, como auditor-fiscal e analista tributário e os auditores-fiscais do trabalho. 

    Essa matéria já teve a discussão iniciada e sua continuidade tinha sido prometida pelo presidente após questionamento do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

    Medida Provisória

    Na sessão que estava em andamento em andamento está na pauta a Medida Provisória 767/17, que aumenta as carências para concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e do salário-maternidade no caso de o segurado perder essa condição junto ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e retomá-la posteriormente.

    Os deputados analisam requerimento de retirada de pauta da matéria, apresentado pelo Psol, mas líderes têm apelado para uma solução para o impasse.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade