• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 04:30:46
Nordestinas
  • 24/05/2017 09h30

    Nordestinos Tasso Jereissati e Armando Monteiro começam a ser citados como alternativas a Temer; Presidente tende a ter dois dias positivos

    Jereissati poderia ter apoio do PMDB e Monteiro Neto poderá contar com apoio das Oposições
    Foto: site do Senado Federal

    Tasso Jereissati pode ser uma alternativa a Michel Temer

    ( Publicada originalmente às 16h 04 do dia 23/05/2017) 

     

    (Brasília-DF, 24/05/2017)  O Presidente Michel Temer deverá ter dois dias positivos nesta semana. Hoje,23, o governo deverá comemorar o “apoio” de duas instituições como a Confederação Nacional da Indústria(CNI) e da Frente Nacional da Agropecuária(FNA), assim como nessa quarta-feira, 24, o plenário tende a ter quorum para votar medidas provisórias, o que mostra o governo vivo, porém se especula no Congresso Nacional sobre os nomes que poderiam substituí-lo se ele não conseguir se manter no poder. 

    Pela Constituição Federal, a eleição de substituição - que deverá ser feita em até um mês após a saída do chefe de Governo e Estado – será realizada pelo Congresso Nacional.  Com isso, se fala já em dois nordestinos, mais destacadamente um cearense e em segundo plano um pernambucano.

    CEARÁ

    O senador Tasso Jereissati, presidente, em exercício, do PSDB, que é, também, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) do Senado Federal, é um dos mais destacados apoiadores das reformas trabalhista e previdenciária apresentadas pelo Governo Federal.  Jereissati vive o seu segundo mandato de senador da República, já foi presidente do PSDB nos anos 90 e é visto como uma verdadeira “pluma entre cristais”  dentro do PSDB e não é citado em nenhum momento na série de escândalos que vêm afetando o País.  Jereissati é um empresário muito bem sucedido, tanto do setor industrial como do setor comercial, com ramificações no Nordeste e no Sudeste do País.  Ele enquadrou o PSDB e fez com que o senador Ricardo Ferraço(PSDB-ES) colocasse a Reforma Trabalhista para discutir e votar na Comissão de Assuntos Econômicos(CAE), como quer a maioria dos setores econômicos do País. Ferraço disse, na semana passada, que a Reforma Trabalhista teria “parado”.

    Ele, Tasso, disse que crise política não era motivo para férias no Congresso Nacional.

    “Nossa visão é de trabalho, de dar uma satisfação ao Brasil e de não deixar esse 14 milhões de desempregados sem esperança. As coisas com certezas vão andar. As denúncias são graves e vão ter seu desdobramento à parte. Não significa férias para o Senado e nem recesso para a Câmara”, avisou.

    Jereissati tem a seu favor a possibilidade de contar com o apoio do presidente do Senado, senador Eunício Oliveira(PMDB-CE) que é seu aliado no Ceará e foi fundamental para ele assumisse a CAE nesta seção legislativa. O PSDB já trabalha para se manter unido ao PMDB mesmo que Michel Temer não supere sua crise e deixe o Planalto.  Jereissati tem boas relações com o Presidente do Partido Progressista(PP), senador Ciro Nogueira(PP-PI), que tem laços com o Estado do Ceará, terra de Jereissati.  O PP comanda o maior bloco partidário na Câmara dos Deputados.

    PERNAMBUCO

    Armando Moteiro Neto pode ser o nome da Oposição com apoio de setores econômicos

    O outro nordestino que começa a ser citado, mas ainda num movimento mais restrito, é o senador Armando Monteiro Neto(PTB-PE). Monteiro Neto foi presidente da Confederação Nacional da Industria(CNI) por 8 anos e foi ministro da Indústria Comércio(MDIC) no Governo Dilma Rousseff.  Ele teria interlocução com o setor industrial para iniciar uma campanha, caso se instalasse a vacância constitucional. 

    Ter participado do Governo Dilma é um problema que gera desconfianças especialmente no setor financeiro, no entanto as oposições ao verem que não seria possível implementar a saída das eleições diretas, não iriam perder a oportunidade de conseguir embarralhar o jogo e evitar que um nome ligado ao PSDB-PMDB partisse sem obstáculos para uma eleição mais tranquila. Monteiro Neto já é citado como uma alternativa.

    Monteiro é respeitado mais no mundo econômico que no mundo politico. Ele não é conhecido por ser um grande articulador, porém não recebe restrições sobre honestidade política e não foi atingido pela série de escândalos nacionais.  Um de seus possíveis apoiadores, em tribuna, o deputado Sílvio Costa(Avante-PE), é conhecido pelo histrionismo e poderá ajudar a desmontar algumas candidaturas.

    ( por Genésio Araújo Jr, coodenador editor) 


Vídeos
publicidade