• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 10:46:33
Nordestinas
  • 26/04/2017 08h22

    PROTESTOS – Em nova tentativa de invasão ao Congresso, índios protestam contra conflitos e pedem demarcação de terra; tema será debatido no Senado

    Esta é 2ª vez que manifestantes tentar invadir do Parlamento; desde junho de 2013, já houve nove tentativas de invasão do Congresso
    FOTO: Gustavo Bezerra (PT na Câmara)

    Índios insatisfeitos com o Governo Federal enfrentaram a Polícia Legislativa da Câmara Federal

    ( Publicada originalmente às 19h 22 do dia 25/04/2017) 

     

    (Brasília-DF, 26/04/2017) Uma nova tentativa de invasão do Congresso Nacional foi registrada na tarde desta terça-feira, 25. Desta vez, os manifestantes foi um grupo de indígenas. Eles chegaram de surpresas e como uma turba, portando flexas, lanças e caixões pretos e com gritos de guerra tomaram a área do gramado que fica em frente ao Parlamento.

    Depois, jogaram caixões nos lagos (espelhos d´água) em frente ao Congresso, tentaram entrar pela área conhecida como "chapelaria" e foram recebidos com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, spray de pimenta pela Polícia Legislativa. Houve tensão dentro do Congresso por parte de funcionários, parlamentares e jornalistas. E um verdadeiro corre-corre na área externa.

    Confronto

    O confronto entre policiais legislativos e os índios geraram protesto de vários parlamentares no Plenário da Câmara e do Senado. O deputado federal João Daniel (PT-SE) protestou a violência praticada contra os índios nesta tarde.  

    Segundo o parlamentar, as reivindicações dos povos indígenas são várias, e uma delas é a demarcação de terra.

    Redução de verbas/Funai

    Vários deputados lembraram que os índios protestam contra a redução de recursos da Funai (Fundação Nacional do Índio) pelo atual governo. 

    Outros disseram que os índios são as ações dos latifundiários em suas terras. E lembraram o atual presidente da Funai, Antonio Costa, tomou posse dia 17 de janeiro e está demissionário, por não atender indicações políticas.

    Conflitos

    Tem, ainda, os conflitos de terras, como o massacre ocorrido no final de semana passada na zona rural de Mato Grosso, resultando em um massacre. 

    O massacre foi repudiado pela presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Regina Sousa. A senadora piauiense pretende realizar uma audiência pública nesta quarta-feira, 26, para debater essas e outras questões que envolvem os povos indígenas e as famílias do campo como um todo.

    Tentativas de invasão

    O Congresso nacional vem sendo alvo constante de manifestantes. Desde de junho de 2013, manifestantes já tentaram ou invadiram áreas internas e externas do Congresso em ao menos nove oportunidades. Em três casos houve feridos, e em outros ocorreu danos ao patrimônio. 

    A primeira tentativa de invasão do Parlamento brasileiro, este ano, aconteceu no dia 18 deste mês, quando cerca de 500 policiais civis  protestavam contra a Reforma da Previdência. 

    Após manifestação no gramado em frente ao Congresso, eles tentaram entrar no prédio, na marra, pela “chapelaria”, quebrando vidraças com cones, pedaços de pau e pedras. Houve confronto com a Polícia Legislativa, que jogou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spay de pimenta nos manifestantes. 

    (Por Gil Maranhão – Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)

     

Vídeos
publicidade