• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de abril de 2024 14:52:08
Nordestinas
  • 26/04/2017 07h59

    ABALO NA ESTRUTURA - Posição contrária do PSB às reformas de Temer mexe com socialistas nordestinos; Governador Paulo Câmara é contra a decisão da Executiva

    Decisão da Executiva Nacional em fechar questão contra as reformas Trabalhista e da Previdência abalar base do governo no Congresso
    Foto: assessoria

    Paulo Câmara, governador de Pernambuco, é contra a decisão da Executiva Nacional

    ( Publicada originalmente às 16h 02 do dia 25/04/2017) 

     

    (Brasília-DF, 26/04/2017) A decisão da Executiva Nacional do PSB em fechar questão contra as reformas Trabalhista e da Previdência do governo Michel Temer mexeu com os políticos nordestinos ligados ao partido.

    Dois governadores revelaram posições divergentes em relação ao comunicado socialista. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, expediu nota à imprensa se referindo especificamente à reforma da Previdência, defendo a proposta do governo e indo de encontro à decisão do seu partido.

    Paulo Câmara

    "O Brasil necessita de uma Reforma da Previdência, excluindo mudanças que prejudiquem os mais vulneráveis, como os trabalhadores rurais, especialmente os do Nordeste”, explicou o governador na nota.

    “Mais uma vez, infelizmente, podemos pagar o preço de uma discussão superficial, que não avalia corretamente o impacto que a ausência dessa reforma terá sobre o futuro do Brasil”, continua a nota

    Câmara se queixa da falta de um diálogo maior entre o governo e setores da sociedade. Segundo ele, o governo não dimensionou corretamente a reação contrária à reforma, ao enviar uma proposta ao Congresso Nacional antes de estabelecer diálogo com setores importantes da sociedade, que poderiam ter evitado esse desgaste atual. “É verdade que as alterações promovidas pelo Governo na proposta original foram importantes, corrigiram problemas evidentes, mas ainda necessita de mais diálogo”, acentua.

    Em relação à decisão da Executiva Nacional do PSB, Paulo Câmara afirma que reflete muito essas questões. Mas, diz que foi precipitada a decisão do partido em “fechar questão” sobre as duas reformas.

    “Respeito a posição tomada pelo partido, mas continuo defendendo a manutenção do diálogo. Por isso, entendo precipitado e discordo do fechamento de questão sobre a votação da Reforma da Previdência”, diz a nota. “Insisto: sem diálogo será impossível o Brasil superar os atuais desafios nacionais", acrescenta Câmara.

    Ricardo Coutinho

    Já o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, mesmo não participando da reunião de segunda à noite, apoiou a decisão da Executiva Nacional do PSB.

    “Parabenizo a correta posição da nossa Executiva Nacional sobre a posição do partido acerca das reformas financistas não discutidas com o conjunto da sociedade”, disse o governador em mensagem ao presidente do partido.

    Fernando Bezerra Coelho

    O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que participou da reunião da Executiva, concordou com a posição do colegiado em fechar questão contra as reformas trabalhista e previdenciária.

    Sabedor que essa decisão pode provocar um racha no governo Temer, ele, que é pai do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, disse à Folha de S. Paulo que o o cargo do filho está à disposição do governo.

    Lídice da Mata

    A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que também participou da reunião, defendeu o posicionamento contrário à reforma trabalhista.

    “Esta reforma é a mais importante para a existência do PSB. Se nós optamos por ser um partido socialista significa que, na disputa entre capital e trabalho, há um posicionamento claro em defesa do valor do trabalho. A resolução (contrária à reforma) foi aprovada pelo Congresso do partido e não decidida numa reunião da Executiva porque ela diz respeito ao princípio da existência do partido, da defesa de sua origem e de sua identidade”, frisou a senadora.

    Danilo Forte e outros

    Procurado pela reportagem da Agência Política Real, a assessoria do deputado Danilo Forte (PSB-CE) disse que a bancada socialista na Câmara vai se reunir na tarde desta terça-feira para analisar a decisão da Executiva Nacional. Só então é que vai se pronunciar.

    (Por Gil Maranhão – Agência Política Real, com informações da assessoria. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade