• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:24:37
Nordestinas
  • 18/08/2015 06h28

    Senador lamenta fim de investimento em carnalita e petróleo em Sergipe

    Eduardo Amorim disse que projeto da Vale no minério não sairá do papel e que a Petrobras não investirá na bacia petrolífera do estado

    Eduardo Amorim: "Quase 15 bilhões de investimentos suspensos num momento de crise, num momento de desemprego”

    ( Publicada originalmente às 17h 51 do dia 17/08/2015) 

     

    (Brasília-DF, 18/08/2015) O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) afirmou nesta segunda-feira, 17, que está preocupado com a suspensão de investimentos de exploração do minério carnalita, pela Vale, e do petróleo, pela Petrobras.  Ele foi informado de que o Projeto Carnalita não sairia do papel, por enquanto, depois de conversar com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, em Brasília.

    O senador lembrou a conquista anunciada em 2012 pelo então governador Marcelo Déda (PT) e a luta entre Capela e Japaratuba para decidir como seria a exploração do minério existente. “Fizemos uma audiência pública no Senado e buscamos um consenso, um entendimento entre os municípios e a mineradora. Foi quando, depois de tudo isso, houve um silêncio enorme”, afirmou.

    "Só a lamentar"

    “E preocupado com esse silêncio, de 2013 até aqui, fui atrás e fui conversar com a direção da empresa. O que é que estava ocorrendo? Já que o Estado nada dizia. E aí ficamos surpresos de que os investimentos estarão suspensos por enquanto”, disse. Eduardo Amorim contou que foi atrás de uma resposta e da posição do Governo do Sergipe em relação à desistência da Vale em explorar a carnalita.

    De acordo com o senador, o estado deixou de ganhar o Projeto Carnalita e que também é público que a Petrobras não fará nenhum investimento em exploração na bacia de petróleo de Sergipe pelos próximos anos. “A gente só tem a lamentar que Sergipe vai perder todo esse investimento. Tanto da Vale, nesse momento, e, especialmente, da Petrobras, que é importante demais para todos nós sergipanos. Quase 15 bilhões de investimentos suspensos por ora. Num momento de crise, num momento de desemprego”, acrescentou.

    "Precisamos demais"

    A assessoria da Petrobras informou à produção que de 2015 a 2019 serão investidos R$ 6 bilhões no segmento de projetos. Mas o senador ressaltou que o mais importante e rentável é o petróleo. “A Petrobras anunciou isso publicamente, que não fará mais esse investimento na exploração do petróleo encontrado aqui no nosso litoral. O que é lamentável. Um petróleo de qualidade. Precisamos demais disso”, lamentou.

    Para Eduardo Amorim, “a junção das duas grandes empresas ia dar um ‘boom’ enorme na economia de Sergipe, trazendo mais investimentos, gerando mais empregos e aumentando a qualidade de vida para os sergipanos”.  Ele também ressaltou a falta de informação do governo do Estado direcionada ao sergipano em relação aos assuntos. “O que nos assusta é a omissão. A ausência do governo do Estado de todos esses investimentos por ora”, criticou.

    (Da Redação, com assessoria. Edição de Valdeci Rodrigues)


Vídeos
publicidade