• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 09:57:10
Nordeste em Manchete
  • 08/08/2016 06h40

    ESPECIAL - Eleições 2016: De olho no Paço Municipal, deputados federais nordestinos disputam cargo de prefeito e até de vice

    Ao todos são 22 parlamentares na disputa nestas eleições municipais, cujas candidaturas serão definidas nas convenções municipais
    Fonte: Montagem Política Real

    São muitos os deputados nordestinos que vão à disputa municipal

    ( Publicada originalmente às 19h 14 do dia 05/08/2016)

     

    (Brasília-DF, 08/08/2016) Dezenove deputados federais que integram a Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional pretendem trocar, a partir de janeiro de 2017, seu gabinete no Parlamento brasileiro pelo gabinete do Paço Municipal (a Prefeitura) de seus respectivos municípios. Três deles vão disputar o cargo de vice-prefeitos.

    Desde o início do ano, os parlamentares colocaram seus nomes à disposição dos seus partidos para disputar uma vaga nas eleições municipais de 2016, que acontecerão no dia 2 de outubro.

    A definição da candidatura sairá após esta esta sexta-feira, 5, quando se encerram as convenções municipais

    em todos os 5.575 municípios brasileiros.

    Pernambucanos

    De todas as nove bancadas federais nordestinas, a do estado de Pernambuco é que tem maior número de deputados pré-candidatos nestas eleições. Ao todo são sete deputados: cinco pretendem disputar o cargo de prefeito, e dois podem virar vice-prefeitos.

    Dentre os pré-candidatos a prefeitos está a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, que  já foi prefeita de Olinda por duas gestões, e quer voltar ao palácio municipal daquela cidade a partir do próximo ano.

    O deputado federal Daniel Coelho, do PSDB, que disputou a prefeitura do Recife nas eleições municipais de 2012 e ficou em terceiro lugar, vai de novo para a disputa contra o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB), e o ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade, João Paulo, do PT, que terá como vice Silvinho, filho do líder do PTdoB na Câmara, deputado Silvio Costa.

    De deputado a vice

    Entre os parlamentares candidatos a vice-prefeito nesta eleições está a deputada federal Creuza Pereira (PSB). Ela foi por duas vezes prefeita da cidade de Salgueiro, no agreste pernambucano e vale do São Francisco. Creuza entrou recente na Câmara Federal, quando do início do governo Michel Temer, em maio, em que vários deputados deixaram o Parlamento para assumirem a um Ministério – três só da bancada de Pernambuco: Bruno Araújo, Mendonça Filho e Fernando Bezerra Filho. Creuza será vice na chapa encabeçada por Marcelo Araújo Sá, também do PSB.

    Outro candidato a vice-prefeito é o deputado Severino Nino (PSB), também da bancada de Pernambuco, e que também entrou nesta troca-troca novo do governo federal, por fazer parte da mesma coligação.

    O deputado paraibano Manoel Junior (PMDB), que presidiu várias comissões temáticas na Câmara Federal e comissões mistas do Congresso, sendo ainda cotado para ministro da Saúde, indicado por uma ala do seu partido - perdendo a vaga para o deputado Marcelo Castro (PI), será candidato a vice-prefeito na capital, João Pessoa (PB)..

    Mulheres na disputa

    As bancadas federais dos estados do Ceará e Bahia têm, cada uma, três deputados federais disputando uma vaga na prefeitura do seu respectivo município. O destaque são para as mulheres.

    No Ceará, a deputada federal Luizianne Lins (PT), que foi prefeita por duas vezes de Fortaleza, quer voltar a administrar a capital cearense e também devolver o comando da cidade ao Partido  dos Trabalhadores.

    Na Bahia, a deputada federal Alice Portugal quer eleger-se em Salvador fazer com que o seu partido, o PCdoB, faça pela primeira vez uma prefeita naquela capital nordestina – seguido os passos das eleições de 2014, quando fez o primeiro governador, no Maranhão.

    Outra parlamentar na disputada e a deputada federal Moema Gramacho (PT). Ela quer fazer história nas eleições deste ano, elegendo-se prefeita da cidade de Lucas de Freitas (BA).  

    Na bancada federal do estado do Maranhão, dois parlamentares estão na disputada de prefeituras das duas mais importantes cidades do estado: Eliziane Gama (PPS), na capita, São Luís -, o que pode fazer o PPS a conquistar a sua primeira prefeitura no Nordeste;  e Ildon Marques (PSB), em Imperatriz, da qual já foi prefeito. Os dois lideram atualmente as pesquisas de opinião pública, em suas respectivas cidades.

    O Piauí é o único dos noves estados do Nordeste em cuja bancada nenhum parlamentar é candidato nas eleições municipais de 2016.

     

    OS CANDIDATOS A PREFEITO

    (Por bancada federal no Congresso Nacional, partido e a respectiva cidade)

     

    Maranhão

    Eliziane Gama (PP) – São Luís

    Ildon Marques (PSB) – Imperatriz

     

    Ceará

    Luizianne Lins (PT) – Fortaleza

    Adailton Carneiro (PP – Fortaleza

    Arnan Bezerra (PTB) – Juazeiro do Norte

     

    Pernambuco

    Adalberto Cavalcanti (PTB) – Petrolina

    Daniel Coelho (PSDB) – Recife

    Betinho Gomes (PSDB) –Cabo de Santo Agostinho

    Anderson Ferreira (PR) – Jaboatão dos Guararapes

    Luciana Santo (PCdoB) – Olinda

     

    Bahia

    Caetano (PT) – Camaçari

    Alice Portugal (PCdoB) – Salvador

    Moema Gramacho (PT) – Lauro de Freitas

     

    Paraíba

    Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – Campina Grande

     

    Rio Grande do Norte

    Rafael Mota (PSB) – Natal

     

    Alagoas

    JHC (PSB) – Maceió

    Paulão (PT) – Maceió

    Cícero Almeida (PMDB) - Maceió

     

    Sergipe

    Valadares Filho (PSB) – Aracaju

     

    Piauí

    A bancada federal do Piauí é a única das nove do Nordeste a não ter nenhum deputado disputando o cargo de prefeito nas eleições de 2016.

     

    OS CANDIDATOS A VICE

     

    Creuza Pereira (PSB) – vice de Marcelo Araújo Sá, em Salgueiro - PE

     

    Manoel Junior (PMDB) – vice em João Pessoa - PB

     

    Severino Ninho (PSB) – vice em  Iguaraçu - PE

     

    (Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)

     

     

Vídeos
publicidade