Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Alexandre Silveira, em momento de crise com Enel, disse em Forum de Líderes de Energia, que defende “da renovação” das distribuidoras de energia elétrica
12/04/2024 13h00
Foto: site do MME

(Brasília-DF, 12/04/2024) Na manhã desta sexta-feira, 12, no Rio de Janeiro(RJ), foi realizado do segundo dia do  Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. Foi um dia com a presença de ministros e de parlamentares. 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira,  ao lado do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais,  falou dentro do painel “Cenários político, econômico, regulatório e institucional”. Durante a participação, o ministro reforçou a importância da renovação das distribuidoras de energia.

“Há uma compreensão de que o setor de distribuição é a parte mais sensível do setor. Nós estamos completamente convictos de que o melhor caminho é que já nos aponta a lei atual, que é o da renovação. E vamos fazer isso de forma a melhorar a qualidade do serviço. Nós precisamos de buscar, além da percepção técnica, a percepção social sobre a qualidade serviço”, disse Silveira.  Recentemente, Silveira anunciou que o MME iria acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica( ANELL) face sua irritação com a insatisfação de agentes públicos e da sociedade com os serviços prestado pela Enel, notadamente por conta do serviço prestado em São Paulo(SP).

O ministro reforçou que será necessário encontrar mecanismos para medir a percepção dos consumidores quanto ao serviço das empresas de forma mais eficiente e em territórios menores. E que há um grande planejamento para o setor.  “Nós temos um plano de investimentos que apontam para uma direção de R$ 140 bilhões de investimentos nos próximos quatro anos, só no setor de distribuição. Então, vamos buscar fazer essas renovações de forma extremamente rígida, e aquelas que não estão performando no processo da renovação passem a ter índices melhores da qualidade dos serviços prestados”, disse.

O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia tem o objetivo de mostrar possibilidades de investimentos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde. Alexandre Silveira também falou do processo de combate à pobreza energética no país.

“Além da questão regulatória, temos um grande desafio no Brasil, através do maior programa de universalização de combate à pobreza energética do planeta, que é o Luz para Todos. Nós vamos eliminar a pobreza energética no Brasil e já estamos fazendo isso”, destacou Alexandre Silveira durante o evento.

Por fim, o ministro ressaltou a importância de se ter investimentos em energia para reforçar o setor produtivo agrícola. “Já temos energia, mas infelizmente não temos da forma que esse setor produtivo precisa. Então nós precisamos levar força para poder aumentar a produção do nosso agronegócio, baixar o preço do alimento, nos tornando ainda mais exportadores para que a gente possa desenvolver a nossa economia nacional e consequentemente melhorar a vida de brasileiras e brasileiros”, finalizou Silveira.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/598711/alexandre-silveira-em-momento-de-crise-com-enel-disse-em-forum-de-lideres-de-energia-que-defende-da-renovacao-das-distribuidoras-de-energia-eletrica