Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

SÍRIA/REPERCUSSÃO – Presidente Temer fala de “profunda preocupação” e que já passou da hora de se encontrar uma solução para o conflito
16/04/2018 08h50
Foto: Alan Santos/PR)

( Publicada originalmente às 14h 55 do dia 14/04/2018) 

 

(Brasília-DF, 16/04/2018) O Presidente Michel Temer em sua fala na "Cúpula das Américas", no Peru,  e em suas contas nas mídias sociais demostrou muita preocupação com o que se dá na Síria e disse que já passou da hora para se encontrar uma solução para esse conflito de guerra civil que já dura 7 anos.

Temer disse que o Brasil condena o uso de armas químicas e manifestou “profunda preocupação com escalada do conflito militar na Síria”. Em discurso na 8ª Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru, Temer defendeu uma solução permanente para a guerra na região.

“Já é, pensamos nós, passada a hora de encontrar soluções duradouras, baseadas no direito internacional, para uma guerra que se estende há tempos demais, a um custo humano, também, elevado demais. Condenamos, naturalmente, o uso de armas químicas, que é inaceitável”, afirmou.

COMO FOI

Nessa sexta-feira, 13, à noite, os Estados Unidos anunciaram que lançaram um ataque em conjunto com o Reino Unido e a França contra instalações de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico à cidade de Duma, realizado há uma semana.

O presidente brasileiro reiterou que a rejeição ao uso de armas químicas não é simplesmente uma posição de governo, mas uma questão de Estado e enfatizou que a Constituição brasileira também proibe o uso de armas ou energias nucleares para fins não pacíficos.

Temer também se solidarizou às vítimas do conflito e reafirmou que o governo ficará atento aos desdobramentos da guerra. “Nossos pensamentos se voltam para todas as vítimas deste conflito e, naturalmente, permaneceremos atentos para a segurança de muitos brasileiros que vivem naquela região”, completou.

MÍDIAS SOCIAIS

“O Brasil há muito tempo repudia a utilização de armas químicas e isso é fruto de convenções internacionais. Essas questões devem ser resolvidas baseadas no Direito Internacional e é importante que a @UN entre nessa questão para resolver logo o conflito na Síria.”, disse em seu Twitter presidencial há 45 minutos atrás.

“Manifesto profunda preocupação do Brasil com a escalada do conflito militar na Síria. Já é passada a hora de se encontrarem soluções duradouras, baseadas no direito internacional, para uma guerra que se estende há tempo demais, a um custo humano elevado #CumbrePeru #CúpulaPeru”, disse Temer há 2 horas atrás no twitter.

Logo em seguida ele disse mais:

“Nossos pensamentos se voltam para todas as vítimas e permanecemos atentos para a segurança dos brasileiros que vivem na região. É urgente que todos os envolvidos se engajem em abordagem abrangente e concertada, capaz de fazer cessar tanto sofrimento.  #CumbrePeru #CúpulaPeru”, disse o Presidente do Brasil

( da redação com informações da agencia brasil)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/576667/siria-repercussao-presidente-temer-fala-de-profunda-preocupacao-e-que-ja-passou-da-hora-de-se-encontrar-uma-solucao-para-o-conflito