Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

SEGURANÇA - Wellington Dias articula encontro de governadores para discutir ações de combate ao crime organizado no País
21/09/2017 07h10
Foto: Floriano Rios, especial para a Política Real

( Publicada originalmente às 18h 37 do dia 20/09/2017) 

 

(Brasília-DF, 21/09/2017) O governador do Piauí, Wellington Dias, Representando Fórum dos Governadores do Brasil, esteve nesta quarta-feira, 20, em Brasília, intensificando articulações para a realização de um encontro com todos os gestores das 27 unidades federativas para discutir a segurança nacional, com enfoque no reforço das ações de combate ao crime organizado do Brasil.

Acompanhado do governador do Acre, Tião Viana, que também integra o Fórum, e dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Elmano Férrer (PMDB-PI) e Jorge Viana (PT-AC), Dias se reuniu com o presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e depois com o presidente em exercício da República, Rodrigo maia (DEM-RJ).

Encontro no Acre

Wellington Dias destacou que as articulações que vem sendo feitos pelos governadores das cinco regiões (Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) para a realização de um encontro com os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) no dia 27 de outubro, em Rio Branco, no Acre.

"Já temos a confirmação do Fórum dos Governadores do Brasil, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, do presidente do Senado e Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Vamos estar tratando com o presidente Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e já fizemos o convite ao presidente da República, Michel Temer, e a procurador-geral da República, Raquel Dodge", revelou o gestor piauiense.

Problemas nas Fronteira

Segundo o governador piauiense, o objetivo do encontro do no Acre é debater uma grande pauta para a área da segurança público do País.

"É um encontro para que a gente possa, os três poderes juntos, cuidar em primeiro de um grave problema do País, que é a questão da violência, da segurança pública no Brasil", declarou. 

"Nós temos a entrada de armas, munições, drogas nas nossas fronteiras e precisamos tratar isso", alertou.

Fundo da Segurança

Wellington Dias defendeu, ainda a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública, seguindo o exemplo de outras, para uma atuação integrada dos órgãos desta área.

"Como já foi feito nas áreas da saúde, educação e social, como bons resultados, queremos a criação também o fundo para a segurança pública, um sistema integrado nacional", disse.

"O exemplo que o Brasil fez, combatendo o crime organizado na época da Copa do Mundo e das Olimpíadas do Rio, aponta que este é o caminho. Ter um Comando Único, integrando Forças Armas, Forças Federais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Área de Inteligência), com a Forças Estaduais", explicou.

"Ou seja, juntando tudo que tiver na área da Segurança em uma única direção, em um plano comum. Trabalhar para a agente vencer a criminalidade. Acredito muito neste caminho", completou.

O governado do Piauí ressaltou que no encontro com Eunicio Oliveira ficou acertado que após as discussões e votações da pauta da Reforma Política, as duas Casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado, vão colocar na Ordem do Dia o tema da Segurança Pública, apreciando projetos que já tramitam no Legislativo.

Programas/Caixa Econômica

Na sua agenda, em Brasília, nesta quarta-feira, Wellington Dias revelou que teve audiências com a direção da Caixa Econômica Federal. "Nós temos um conjunto de créditos de programas de governo federal junto com a Caixa Econômica", informou.

"Havia a necessidade de entendimento entre o governo do Estado, Caixa Econômica, Secretaria do Tesouro Nacional no programa de Infraestrutura. São investimento acima de R$ 300 milhões voltados para ações na área da infraestrutura no estado, como estrada, pontes, saneamento e outras, em todos os municípios", pontou o governador.

Outro programa, segundo ele, é na área de mobilidade urbana. "Se somando a um programa do Ministério das Cidades com a Caixa Econômica e Banco do Brasil, que é o programa Avança Cidade, com ações de mobilidade urbana e saneamento", concluiu.

(Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição. Genésio Jr.)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/575616/seguranca-wellington-dias-articula-encontro-de-governadores-para-discutir-acoes-de-combate-ao-crime-organizado-no-pais