Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

ESPECIAL - Eleições 2016: De olho no Paço Municipal, deputados federais nordestinos disputam cargo de prefeito e até de vice
08/08/2016 06h40
Fonte: Montagem Política Real

( Publicada originalmente às 19h 14 do dia 05/08/2016)

 

(Brasília-DF, 08/08/2016) Dezenove deputados federais que integram a Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional pretendem trocar, a partir de janeiro de 2017, seu gabinete no Parlamento brasileiro pelo gabinete do Paço Municipal (a Prefeitura) de seus respectivos municípios. Três deles vão disputar o cargo de vice-prefeitos.

Desde o início do ano, os parlamentares colocaram seus nomes à disposição dos seus partidos para disputar uma vaga nas eleições municipais de 2016, que acontecerão no dia 2 de outubro.

A definição da candidatura sairá após esta esta sexta-feira, 5, quando se encerram as convenções municipais

em todos os 5.575 municípios brasileiros.

Pernambucanos

De todas as nove bancadas federais nordestinas, a do estado de Pernambuco é que tem maior número de deputados pré-candidatos nestas eleições. Ao todo são sete deputados: cinco pretendem disputar o cargo de prefeito, e dois podem virar vice-prefeitos.

Dentre os pré-candidatos a prefeitos está a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, que  já foi prefeita de Olinda por duas gestões, e quer voltar ao palácio municipal daquela cidade a partir do próximo ano.

O deputado federal Daniel Coelho, do PSDB, que disputou a prefeitura do Recife nas eleições municipais de 2012 e ficou em terceiro lugar, vai de novo para a disputa contra o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB), e o ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade, João Paulo, do PT, que terá como vice Silvinho, filho do líder do PTdoB na Câmara, deputado Silvio Costa.

De deputado a vice

Entre os parlamentares candidatos a vice-prefeito nesta eleições está a deputada federal Creuza Pereira (PSB). Ela foi por duas vezes prefeita da cidade de Salgueiro, no agreste pernambucano e vale do São Francisco. Creuza entrou recente na Câmara Federal, quando do início do governo Michel Temer, em maio, em que vários deputados deixaram o Parlamento para assumirem a um Ministério – três só da bancada de Pernambuco: Bruno Araújo, Mendonça Filho e Fernando Bezerra Filho. Creuza será vice na chapa encabeçada por Marcelo Araújo Sá, também do PSB.

Outro candidato a vice-prefeito é o deputado Severino Nino (PSB), também da bancada de Pernambuco, e que também entrou nesta troca-troca novo do governo federal, por fazer parte da mesma coligação.

O deputado paraibano Manoel Junior (PMDB), que presidiu várias comissões temáticas na Câmara Federal e comissões mistas do Congresso, sendo ainda cotado para ministro da Saúde, indicado por uma ala do seu partido - perdendo a vaga para o deputado Marcelo Castro (PI), será candidato a vice-prefeito na capital, João Pessoa (PB)..

Mulheres na disputa

As bancadas federais dos estados do Ceará e Bahia têm, cada uma, três deputados federais disputando uma vaga na prefeitura do seu respectivo município. O destaque são para as mulheres.

No Ceará, a deputada federal Luizianne Lins (PT), que foi prefeita por duas vezes de Fortaleza, quer voltar a administrar a capital cearense e também devolver o comando da cidade ao Partido  dos Trabalhadores.

Na Bahia, a deputada federal Alice Portugal quer eleger-se em Salvador fazer com que o seu partido, o PCdoB, faça pela primeira vez uma prefeita naquela capital nordestina – seguido os passos das eleições de 2014, quando fez o primeiro governador, no Maranhão.

Outra parlamentar na disputada e a deputada federal Moema Gramacho (PT). Ela quer fazer história nas eleições deste ano, elegendo-se prefeita da cidade de Lucas de Freitas (BA).  

Na bancada federal do estado do Maranhão, dois parlamentares estão na disputada de prefeituras das duas mais importantes cidades do estado: Eliziane Gama (PPS), na capita, São Luís -, o que pode fazer o PPS a conquistar a sua primeira prefeitura no Nordeste;  e Ildon Marques (PSB), em Imperatriz, da qual já foi prefeito. Os dois lideram atualmente as pesquisas de opinião pública, em suas respectivas cidades.

O Piauí é o único dos noves estados do Nordeste em cuja bancada nenhum parlamentar é candidato nas eleições municipais de 2016.

 

OS CANDIDATOS A PREFEITO

(Por bancada federal no Congresso Nacional, partido e a respectiva cidade)

 

Maranhão

Eliziane Gama (PP) – São Luís

Ildon Marques (PSB) – Imperatriz

 

Ceará

Luizianne Lins (PT) – Fortaleza

Adailton Carneiro (PP – Fortaleza

Arnan Bezerra (PTB) – Juazeiro do Norte

 

Pernambuco

Adalberto Cavalcanti (PTB) – Petrolina

Daniel Coelho (PSDB) – Recife

Betinho Gomes (PSDB) –Cabo de Santo Agostinho

Anderson Ferreira (PR) – Jaboatão dos Guararapes

Luciana Santo (PCdoB) – Olinda

 

Bahia

Caetano (PT) – Camaçari

Alice Portugal (PCdoB) – Salvador

Moema Gramacho (PT) – Lauro de Freitas

 

Paraíba

Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) – Campina Grande

 

Rio Grande do Norte

Rafael Mota (PSB) – Natal

 

Alagoas

JHC (PSB) – Maceió

Paulão (PT) – Maceió

Cícero Almeida (PMDB) - Maceió

 

Sergipe

Valadares Filho (PSB) – Aracaju

 

Piauí

A bancada federal do Piauí é a única das nove do Nordeste a não ter nenhum deputado disputando o cargo de prefeito nas eleições de 2016.

 

OS CANDIDATOS A VICE

 

Creuza Pereira (PSB) – vice de Marcelo Araújo Sá, em Salgueiro - PE

 

Manoel Junior (PMDB) – vice em João Pessoa - PB

 

Severino Ninho (PSB) – vice em  Iguaraçu - PE

 

(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)

 

 


Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordeste-em-manchete/573026/especial-eleicoes-2016-de-olho-no-paco-municipal-deputados-federais-nordestinos-disputam-cargo-de-prefeito-e-ate-de-vice