• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 13:41:08
Genésio Jr.
  • 18/08/2019 15h20

    A nova sacada dos nordestinos!

    Abdib vai ao Nordeste com medo deles deixarem empresários brasileiros de fora de uma onda de parcerias privadas

    Governador nordestinos reunidos em Recife deverão dar trabalho ao Planalto( foto: arquivo Política Real)

    (Brasília-DF) Já  vencemos dois terços do polêmico mês de agosto. Nunca duvidem da força do oitavo mês do ano, mas o mundo inteiro está assustado com uma possível grave redução do crescimento da economia mundial. Na verdade, há um receio de recessão. A possibilidade de mudança de comando na Argentina gerou uma especulação planetária sobre essa possibilidade.

    No Brasil, chama atenção nesta semana a reunião dos governadores nordestinos em Teresina, no Piauí. Ora bolas, essa turma se reúne há meses seguidos o que há demais nisso?! Os governadores nordestinos vão ajustar mais ainda o consórcio de ações entre os estados, mas dessa vez eles vão dar corpo à montagem de escritórios de ações conjuntas tanto na Europa como na China.

    No dia seguinte, todos eles vão participar do primeiro evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) no Nordeste,, o “Abdib Fórum Infraestrutura Regional”. Essa turma vai discutir saneamento básico, securitização das dívidas tributárias, mobilidade urbana e mudanças na Lei Geral de Telecomunicações.

    Os grandes empresários brasileiros sabem que os grandes estados do Nordeste – Bahia, Ceará, Pernambuco -, e os ousados, como no caso do Piauí e Maranhão  - já decidiram que devem conduzir uma nova política de desenvolvimento regional sem a poupança do Governo Federal e sem guerra fiscal. Eles sabem que esse tempo passou, por diversas razões, que será motivo para outra coluna.

    Esses grandes empresários que sabem do baque que a Lava Jato gerou em alguns de seus parceiros, não poderão enfrentar o dissabor de serem atropelados pelo que poderá vir de fora.

    O Governo Bolsonaro, na figura do Presidente da República e não de todo o governo, saliente-se( basta ver a simpatia que o VP Hamilton Mourão tem com a China) , já deixou claro que seu parceiro preferencial será os Estados Unidos.  A Europa e a China não vão precisar do Governo Federal para montar ações de parceria nos estados do Nordeste, que viram que a política liberal da política econômica do ministro Paulo Guedes não tem como ser contra ao que eles pretendem fazer.

    Os nove estados nordestinos são os que mais sofreram com a recessão econômica dos piores anos do governo petista de Dilma Rousseff. Eles continuam sendo os que mais sofrem com o desemprego, basta ver os números mais recentes. Sabem que não vão poder contar com o Governo Bolsonaro, que decidiu secar os recursos do BNDES e o Banco do Nordeste poderá perder parte dos seus recursos usados tradicionalmente para o desenvolvimento para serem direcionados à infraestrutura, contra sua tradição.

    O Presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, não tende a ofertar muita coisa ao Brasil até ser reeleito, se o fizer, pois sua postura antiglobalização, especialmente para seu público interno – não tende a derrubar grande barreiras. Há muitas dúvidas se a possível gestão do ainda deputado Eduardo Bolsonaro na Embaixada do Brasil em Washington(EUA), confirmando-se sua indicação pelo Senado Federal – trará bons resultados econômicos. Imagina-se que o filho 03 possa fazer algo na política, menos na economia.

    Essa estratagema dos governadores nordestinos, observada pelos grandes players da infraestrutura nacional nos leva a crer que se o Governo Federal e sua gestão política estavam achando que iriam obrigar que os gestores mais arredios às ideias do Presidente da República,  na região onde nasceu o Brasil, poderiam ficar a reboque de humores arredios podem começar a revisar estratégias.

    A política é uma atividade humana excepcional, que nos surpreende quando menos esperamos dela.

    Boa semana a todos!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]  


Vídeos
publicidade