• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 07:24:59
Genésio Jr.
  • 26/08/2018 12h07

    Haddad(Andrade) é pra valer?!

    A semana que passou foi de muitas especulações sobre essa propalada capacidade de transferência de votos lulistas

    Jaques Wagner aponta para Haddad( Andrade), mas será ele mesmo?!( Foto

    (Brasília-DF) As primeiras pesquisas eleitorais divulgadas apontam que a estratégia de vitimização que o Partidos dos Trabalhadores montou, por conta da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que virtualmente será impedido de concorrer nas eleições - vem dando certo.

    Não existem razões outras para justificar que um candidato “registrado” na disputa, mas que não está nas ruas buscando votos e , sim,  preso se encontra na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba(PR), cumprindo prisão face condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro em 12 anos e um 1 mês – tenha crescido nas intenções de votos em detrimento de outros que estão nas ruas!

    O seu vice na chapa presidencial, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vem fazendo andanças pelo Nordeste. Já passou pelo Piauí, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. Na Bahia, Jaques Wagner, candidato ao Senado e que foi cotado para entrar na chapa de Lula, deixou claro essa estratégia. “A transferência só aumenta a cada dia que Lula está preso”, disse.  Ele argumentava que os que “tramaram” a prisão de Lula vêm que está dando errado. “Só está dando errado”, disse. Ele se reportava a uma pergunta sobre a missão de Haddad, já chamado de “Andrade” nos rincões brasileiros pouco afeitos a pronúncia do sobrenome árabe do ex-prefeito. A busca que se imagina que o ex-prefeito empreende: agregar sua imagem a do ex-presidente quando a decisão da Justiça Federal se consolidar.

    A semana que passou foi de muitas especulações sobre essa propalada capacidade de transferência de votos lulistas.  O ex-ministro Ciro Gomes(PDT) tem sido entre todos os candidatos que poderiam ser beneficiados com a saída de Lula da cena eleitoral aquele que mais tem analisado esse cenário. Ele não perdoa e fala de fraude montada pela cúpula petista ao manter uma candidatura que não teria condições de ser e que os petistas querem se beneficiar da figura de Lula para eleger deputados federais e senadores.

    Fernando Haddad que é chamado pela Campanha de Lula e do PT de “Porta Voz” , durante a semana, fez acenos a Ciro Gomes dizendo que tem certeza que ele estará com Lula num segundo turno(na Paraíba), assim como para o pessoal do Centro(no Rio Grande do Norte), ao afirmar que os que tiverem compromisso com “soberania, democracia e combate as desigualdades sociais” estarão com Lula num futuro governo. O pessoal de Centro, lembre-se, votou pelo impeachment de Dilma Rousseff e aprovou as reformas do Governo Temer.

    Se Haddad é um porta voz, ele estaria falando como se Lula fosse. Bem, ele não é Lula e nunca poderá sê-lo.  A dúvida que marca esta semana que se inicia é se Haddad será mesmo o substituto de Lula e se o PT não vai insistir em ter o ex-presidente na chapa até o final! Não podemos esquecer que nesta semana começa o horário eleitoral gratuito na tv e rádio, começa a contagem regressiva para o dia 17 de setembro quando será definido se entra Haddad ou se fica o nome de Lula na urna eleitoral.

    Setores sociais e políticos farão pressão sobre a Justiça para que ela se posicione logo e os apoiadores do PT deverão continuar apostando na vitimização, que tem obtido êxito.

    A classe política nordestina com raras exceções parece fazer cara de paisagem e prefere se aproveitar ou da vitimização ou do voto útil. Estamos na hora do pragmatismo excessivo. Às favas com o futuro do país. Muitos acham que o fundamental é manter os mandatos e o resto se acerta no segundo turno. Se a eleições estão imprevisíveis até aqui ,não será num segundo turno. Para quem vê além dos interesses imediatos, o que preocupa mais não será quem vai estar subindo a rampa em primeiro de janeiro, mas  o tamanho de nossas divisões de lá em diante!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]

     

     


Vídeos
publicidade