• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:50:27
Genésio Jr.
  • 10/06/2018 13h16

    A fotografia antes da Copa do Mundo

    Por que isso é interessante, meus caros? Simples e complicado

    Essa fotografia vai descolorir até julho?( foto: site Bol)

    (Brasília-DF) A pesquisa Datafolha desse final de semana revela algo bastante interessante.  Sem Lula, aparecem em destaque o ex-capitão Jair Bolsonaro(PSL), Marina Silva(Rede) e Ciro Gomes(PDT).  O quarto colocado, em empate técnico com Ciro Gomes, vem o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Isso num cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece na faixa de 30% vencendo num segundo turno quem aparecer. Lula está preso há mais de 60 dias!

    Por que isso é interessante, meus caros? Simples e complicado.  Lula está na cadeia e se mantém forte no desastre do cárcere. Marina Silva sem partido forte continua lá, sempre bem colocada.  Ciro Gomes de quem tanto se fala, está, empatado, tecnicamente, com o até então mortinho da silva, várias vezes gestor do maior estado do País.

    Aqui em Brasília, numa semana de ressaca da paralização dos caminhoneiros e aumento do dólar só se falou de política e os pré-candidatos à Presidência da República. Nas rodas mais inteligentes, nas consultorias mais cuidadosas e os bureaus estratégicos de algumas organizações financeiras mais importantes davam conta da dupla Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Eles aparecem como as apostas para chegar ao segundo turno da disputa ao Planalto.

    Essa dupla é vista com preocupação pela maioria dos analistas.  Avalia-se que o grau de imprevisibilidade que eles colocam vai muito além dos temores do chamado Mercado.

    Como ficaria a classe política nordestina frente a cena da hora? Noutro momento alertamos os não apresentados e lembramos aos conhecedores como o oportunismo de nossos políticos é muito mais que um mera esperteza. Tem haver com nossa formação nordestina. As intempéries e aspereza de nossa terra nos obriga a saber nos agarrar ao que temos e construímos. Isso deriva para um mélange entre o oportunismo e o conservadorismo.  Antes o certo que o duvidoso, antes o que se conhece do que o que não se domina.

    O Nordeste é a região que mais sofre com a criminalidade e com a crise econômica. Existe uma natural propensão ao que vendem Bolsonaro e Ciro Gomes, que tenta ocupar o espaço dos herdeiros de Lula sem de fato sê-lo.  A classe política nordestina estaria pronta para lidar com esses dois atores.

    Existe a pedra no caminho para esses dois, que parecem partes opostas de um mesmo espelho tendo como moldura a postura destemperada que marca a personalidade dos dois. Bolsonaro é contra o politicamente correto, Ciro Gomes usa a virulência para se acomodar entre tantos abusando da retórica. Na verdade, surgem algumas pedras no caminho: Marina Silva é muito bem colocada nas pesquisas regionais que estão sendo feitas pelo Nordeste afora.  Marina aparece à frente de Bolsonaro e Ciro em muitos estados na região onde nasceu o Brasil.  O ex-governador Geraldo Alckmin já começa a demonstrar, e basta ver suas mídias sociais, que está disposto a deixar de jogar parado, como se diz por aqui. 

    Os políticos nordestinos e a sociedade podem naturalmente se apaixonar pelo dualismo ao contrário de Bolsonaro e Ciro, porém é ajuizado acreditar que ninguém que esteja num patamar mediano possa, e deva, ser desprezado. 

    Os profissionais da política salientam que um candidato apoiado por Lula, mesmo com a despolitização desse eleitor, teria condições de ir a um segundo turno. Por outro lado, o chamado Centro pode ganhar com uma disputa autofágica que Ciro Gomes e Jair Bolsonaro poderiam empreender.  É pouco provável que até a Copa do Mundo surja entre esses algo relevante.  Vamos entrar esse período de desconexão da pauta política com essa fotografia.  A dúvida é saber o quanto ela descolorirá até julho!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]

     


Vídeos
publicidade