• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 18:40:54
Genésio Jr.
  • 08/04/2018 13h18

    Sob o risco da imprevidência

    Agora, vamos às consequências para a vida pública nacional, em especial para as eleições no Nordeste

    Lula disse quem eram seus favoritos( Foto: BBB Brasil)

    (Brasília-DF) No chamado Mundo Político pouco se contava que a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viesse tão rápida como veio. Os especialistas em direito estavam divididos, até por houve uma declaração do presidente do TRF 4, desembargador Thompson Flores, na quinta-feira, 05, dando o tom e uma possível solução para até um mês. Bem, vivemos o que vivemos nos últimos dias. A histórica acontecendo na nossa frente.  A primeira vez que um ex-Presidente da República é preso por crime comum neste país, o que deverá refletir em novas medidas contra outros poderosos.

    Agora, vamos às consequências para a vida pública nacional, em especial para as eleições no Nordeste. Ainda há dúvidas se o ex-Presidente vá continuar muito tempo preso na “Sala de Estado” da Superintendência da PF em Curitiba(PR), cumprindo pena antecipada por corrupção em recebimento de propina e lavagem de dinheiro. Mesmo que Lula seja solto ou cumpra uma prisão domiciliar, o que seja, ele não poderá fazer campanha pelo Brasil em defesa de seus candidatos.  No comício que se deu após a missa em homenagem a falecida Marisa Letícia, ex-primeira dama do Brasil, Lula  - em sua fala de 55 minutos - fez questão de celebrar e mandar mensagens sobre seus favoritos.

    Ele disse que não quer conversa mais com os “gravatinhas” e que ficar com os seus. Fez questão de saudar lideranças regionais que estavam presentes ao evento, o que dá espaço largo nas mídias sociais em apoio às pretensões desses tais, assim como deixou claro sua preferência por Fernando Haddad e os jovens esquerdistas Guilherme Boullos e Manuela D’ávila além de ressaltar a presença da ex-presidente Dilma Rousseff.   Nenhum desses tais são fortes ou falam forte para os interesses petistas no Nordeste. A ex-presidente Dilma  Rousseff, sem dúvida, tem muitos apoiadores no Nordeste, mas ficou evidente que Lula fez suas escolhas.

    A falta de solidariedade aberta e evidente tanto da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva(REDE) e do ex-ministro Ciro Gomes(PDT), que não foram ao palanque montado num carro de som à frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo(SP), dão o tom da incapacidade de união de todas as esquerdas  Lula ganhou a eleições em 2.002 pois alargou suas fronteiras e atraiu a classe média.  O PT sem Lula teria poucas condições de voltar a tentar esse alargamento. Lula não deu sinais que vai querer juntar todas as esquerdas  ou até a centro-esquerda. Não é bom esquecer que o PSB ainda poderá vir a Joaquim Barbosa, o famoso juiz severo que além de tudo é negro e tem origem popular.

    O PT de Lula no Nordeste sem seu maior líder terá que mirar a manutenção do que tem.  A razoabilidade disso seria a biruta dessa caminhada, e deverá ser. Não é crível achar que o PT poderá avançar além do que já tem, com Ceará, Piauí e Bahia.  Os sonhos no Rio Grande do Norte e até no Sergipe, estão muitos limitados. A esquerda ainda tem Pernambuco, Paraíba e Maranhão em seus catálogos, todos muito simpáticos a Lula, todos governos que buscam a reeleição e, no caso da Paraíba, é certo que se vai tentar manter o projeto do socialista Ricardo Coutinho, ele que decidiu ficar até o final de seu segundo mandato.

    O PC do B poderá entrar na chapa do PT, assim como o próprio Psol. Nada de classe média despolitizada nessa festa, nada de Ciro Gomes, nada de Marina Silva, nada de Joaquim Barbosa. O isolamento é flagrante. Bolsonaro, o candidato da outra extremidade, não terá Lula para espelhar, os candidatos de centro parecem ser prato secundário.  O Nordeste, como sempre protagonista, se encantaria com um nome não nordestino apoiado por Lula? Ninguém está apto a arriscar uma resposta sem correr o risco da imprevidência.

    Por Genésio Araújo Jr., jornalista

    Email: [email protected]  

     


Vídeos
publicidade