• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 13:26:14
Genésio Jr.
  • 18/02/2018 10h48

    Começou no Rio, mas....

    As esquerdas, que comandavam as pautas sociais neste país, destaque-se, sempre tiveram receios de ver os militares nas ruas mandando e desmandando

    Temer assina decreto de intervenção no RJ, mas o Nordeste deve tomar de conta do assunto( Foto: Beto Barata/PR)

    (Brasília-DF)  Os homens públicos, sejam eles minúsculos ou grandiosos, são movidos pelo reconhecimento de suas ações. Negar isso é uma estultice do jogo do poder. Os receptores dessas ações, os cidadãos, têm que ficar atentos ao tamanho desses movimentos. Os fiscais da lei, os fiscais do governo(oposição), a sociedade como todo, a imprensa e o Mundo.

    Este episódio marcante e histórico da intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro terá repercussão geral severa, pois estamos em ano eleitoral com intensa preocupação nacional sobre o tema, como era a inflação até 1.994, logo se especula, natural, que seja um Plano Real para a segurança pública.

    As esquerdas, que comandavam as pautas sociais neste país, destaque-se, sempre tiveram receios de ver os militares nas ruas mandando e desmandando.  Os vinte anos de governos autoritários sob chancela das Forças Armadas justificavam isso.  Tinha-se a convicção, uma certeza absoluta, de que bastava o Estado ocupar suas funções na sociedade e que se levasse renda e trabalho aos locais onde as camadas mais populares existissem para se atingir mortalmente a criminalidade.

    O boicote que o Governo Federal e parte de uma mídia impuseram ao primeiro governo de Leonel Brizola no Estado do Rio de Janeiro só confirmaram às esquerdas e setores intelectuais que bastava uma escola integral e o Estado dentro das favelas para enfrentar esse grave problema da criminalidade. Errado.  As esquerdas erraram no diagnóstico, não era só isso!.

    O Nordeste é um exemplo sem favelas iluminadas em morros para mostrar que estavam errados.  Foi o Nordeste onde mais cresceu o Estado nos bons anos de Luiz Inácio Lula da Silva e nos dois primeiros anos de Dilma Rousseff.  Foi o Nordeste onde mais a renda avançou naqueles bons anos. Mas, para detonar velhas convicções, foi no Nordeste que mais cresceu a violência nos últimos anos. Não é no Estado do Rio de Janeiro onde mais morrem jovens, negros e pardos no país! É no Nordeste. 

    O crime é um negócio como outro e segue o caminho do dinheiro!

    É natural que todos estejam receosos com o tamanho da medida do Governo Michel Temer.  É preocupante ver as Forças Armadas exercendo tamanho poder na cidade que é cara da alma brasileira. Não é bom esquecer que o Rio de Janeiro é um bunker de resistência ao atual governo, mas vem a ser onde mais existem militares sediados e um grande comunidade conservadora que se junta aos evangélicos.

    A proposta de um Ministério da Segurança Pública e de uma “reforma da Segurança Pública” como defendeu o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira na abertura dos trabalhos legislativos vão mexer com todo o país.  Um fundo de financiamento para a segurança pública que interesse a todos os brasileiros e que privilegie os que mais sofrem com esses problemas será uma das muitas consequências imediatas.  Não resta dúvida que o assunto pegou muita gente  de surpresa e que tende a mudar a pauta das eleições deste ano. 

    O Nordeste será protagonista nesta questão, não tenham dúvidas.

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    Email: [email protected]

     

     


Vídeos
publicidade