• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 21:04:06
Genésio Jr.
  • 21/01/2018 13h37

    Os nordestinos não ficarão órfãos

    Em Brasília, os políticos sumiram, mas em época de instantaneidade, existe um entendimento médio de que o Ex-Presidente será condenado e que não deverá ser preso, em seguida

    Ciro Gomes e Jaques Wagner podem ficar com os votos do Nordeste( Foto: site Diario de Pernambuco)

    (Brasília-DF) Estamos de volta. Assunto não falta, mas o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva face condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro, titular da 15ª Vara da Justiça Federal do Paraná no caso do triplex do Guarujá, que seria propina da OAS será analisado por uma turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre(RS), ganha todas as atenções nesta derradeira semana de janeiro de 2018.

    Em Brasília, os políticos sumiram, mas em época de instantaneidade, existe um entendimento médio de que o Ex-Presidente será condenado e que não deverá ser preso, em seguida.  Haverá uma disputa jurídica frenética até agosto, marcará a vida pública nacional.

    Vamos dizer que o Ex-Presidente seja alijado da disputa presidencial que lidera nas pesquisas pré-eleitorais. A lei diz que virou “ficha suja”, fica de fora.     

    Já destacamos aqui que todas as eleições presidenciais depois da redemocratização foram decididas pelo Nordeste, à exceção de 1.989, quando São Paulo foi decisivo numa disputa “solteira” em que não houve eleições gerais, como se deram nas outras disputas que seguiram. O Nordeste está apaixonado por Lula. Ele varia entre 30% e 60% de intenções favoráveis dependendo de algum dos nove estados onde nasceu o Brasil. O nordestino é assim, não quer saber do santo, quer saber do milagre.  Lula gerou uma onda positiva no Nordeste, tomou iniciativas marcantes, organizou programas sociais e montou estratégias que fizeram avançar instituições públicas, como novas universidades federais, institutos federais, o Governo Federal se espraiou na região que mais precisa de Estado.  As pessoas têm saudade, mal sabem que o tempo não volta como já expôs Proust em sua obra seminal “Em busca do Tempo Perdido”.

    Mas a verdade é que para o Nordeste é Lula. Ele venceria a disputa em primeiro turno e pronto. Para você ter uma ideia, os profissionais da política, do PMDB e gente do PP, o PMDB do futuro, no Nordeste vão votar nele e Lula montado numa cara de pau, diz que não recusa esses votos, tem que ganhar e governar!  Pois bem, com Lula de fora quem vai ficar com os votos do Nordeste?  Tem Ciro Gomes(PDT), cearense, ex-governador, ex-ministro e duas vezes candidato à Presidência. Outro que poderá chegar é o baiano Jaques Wagner(PT).  Ambos não nasceram no Nordeste, mas são nordestinos natos, sim! Entendem da coisa e são vitoriosos em seus territórios.

    Se Lula escolher um dos dois para apoiar não há dúvidas que seguirão fortes.   O PT apesar de falar em união, não é de largar a rapadura, Ciro Gomes sabe disso. Wagner seria mais fácil de vender e é orgânico no PT. Ciro Gomes teria mais condições de avançar além Nordeste, mas parece candidato com tempo de validade. 

    Com Lula de fora, parece evidente que os nordestinos não ficariam órfãos por muito tempo!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    e-mail: [email protected]

     

     


Vídeos
publicidade