• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 00:26:17
Genésio Jr.
  • 29/10/2017 13h34

    Maia avança mas e os nordestinos com isso!?

    Como se sabe, nada se resolve no Congresso Nacional sem os nordestinos.

    Rodrigo Maia é o todo poderoso Presidente da Câmara dos Deputados ( Foto: Agência Câmara)

    (Brasília-DF) O Presidente Michel Temer está livre de responder no mandato à segunda denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), dessa vez por organização criminosa e abuso de autoridade. É muito ineditismo em nossa vida pública! 

    Após enfrentarmos o impeachment de uma Presidente da República, vimos um Presidente da República enfrentar, na prática, dois “impeachments”. Não é pouca coisa, caríssimos!  Não seria natural que nossa sociedade e democracia estivessem em bom estado após tudo isso!  O que teremos pela frente de agora em diante?!

    São muitos os questionamentos que nos apresentam. Fazendo uma avaliação da votação dos deputados e deputadas nordestinos, que foram os principais fiadores desse governo que está aí, observamos alguns indicativos importantes.  Os estados administrados por governadores do PMDB, Sergipe e Alagoas, deram a maioria de seus votos pela continuidade das investigações contra o Presidente Michel Temer!  Dos Estados administrados por governos do PT, só a Bahia deu uma larga margem de apoio à abertura do processo contra o Chefe do Executivo.  No Piauí, ganhou os que apoiam Temer, enquanto no Ceará houve um empate técnico.  

    Poderíamos dizer que cada Estado desse tem sua realidade, suas vicissitudes. É verdade, porém fica evidente a força política dos ventos de 2018!  Nos Estados comandados por peemedebistas, sabe-se que o PMDB deve continuar sem lançar candidato à Presidente da República; existe o salvem-se quem puder! Entre os governos petistas, existe a convicção que não vale à pena brigar com um governo, seja ele qual for em época de retomada econômica, quando nem se viu o próprio Lula na porta do Congresso pedindo votos contra Temer!  É o tal do pragmatismo que tanto enoja os mais exaltados e esgrima o estoicismo dos mais experientes!

    O Governo Temer, nas declarações do final da semana passada de alguns de seus agentes, quer continuar a tocar sua agenda reformista, como assim se inaugurou após o afastamento de Dilma Rousseff.  Fala-se abertamente que muito disso vai depender do Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ). Isso é óbvio pois a Reforma da Previdência está dormindo na “Casa do Povo”, desde quando estourou a delação dos Irmãos Batista; Maia é um dos empolgados pelo assunto. Muita gente anda dizendo que Temer vai reduzir de tamanho e Maia vai crescer! Nessa questão não se fala do Presidente do Senado, Eunício Oliveira(PMDB-CE).

    Como se sabe, nada se resolve no Congresso Nacional sem os nordestinos. Isso é tão reticente que não vamos tentar novamente evidenciar. O que é público e notório não carece de prova.

    A bancada nordestina estaria propensa a se embalar com as vontades de Rodrigo Maia? Não avalio crível.  O Democratas, partido de Maia, deve avançar de tamanho na janela partidária de março de 2018, porém é pouco maior que um anão político onde já foi gigante! O Nordeste é a região onde a presença do Estado chama mais atenção no Brasil, são muitas empresas públicas na região, muito mais governos, as corporações são fortíssimas!  

    Maia deve continuar a crescer, sim, porém sua força sobre esse grupamento fortíssimo da política parlamentar brasileira não tende a ser pantagruélico como querem imaginar alguns! Lá no Nordeste, um governo federal com condições de ordenar, pagar e cobrar vale mais do que alguns brasileiros que não nasceram acima do paralelo 20º podem imaginar!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    e-mail: [email protected]

     

     


Vídeos
publicidade