• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 12:14:17
Genésio Jr.
  • 07/05/2017 15h16

    Moro e Lula, o enfrentamento

    Vamos tratar aqui de uma vertente bem própria a este espaço. A inserção nacional a partir de uma visão regional.

    Moro e Lula( Foto: site Política/Estadão)

    (Brasília-DF)  Avalio que já escrevi sobre isso. Bem, mas a semana será marcada pelo encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o juiz titular da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba(PR), Sérgio Moro.

    Um encontro desejado há muito por seus apaixonados apoiadores. Lula é um craque da cena pública. Se a política voltada para o grande público é um teatro, Lula seria um ator que mesmo não os tendo lido Sófocles, Ésquilo, Eurípedes e ,principalmente, Aristófanes os deixaria de queixo caído. Sérgio Moro, pelo que se saiba, até porque sua cena pública é restrita, não seria páreo para o bruxo de São Bernardo. O embate entre os dois será memorável. A Imprensa nacional e internacional aguarda tal evento, até mais que o mais engajado dos debatedores sobre política brasileira.

    Vamos tratar aqui de uma vertente bem própria a este espaço. A inserção nacional a partir de uma visão regional.

    Sérgio Moro é um jovem juiz, professor e escritor nascido em Maringá(PR). Lula é um senhor, sindicalista e político brasileiro nascido em Caetés, um distrito, então, de Garanhus no Estado de Pernambuco.

    Lula é do Nordeste, se fez em São Paulo, o centro econômico do País, ajudou a fundar um partido político que durante 20 anos ganhou a classe média por dizer e parecer diferente dos outros. Moro é um sulista fruto dos avanços da democracia brasileira, que ganhou força até nos anos de Lula, então Presidente da República, em meados da década passada.

    Lula se elegeu com votos do Nordeste do Brasil, região onde nasceu apesar de ter se feito protagonista na política do Centro-Sul do Brasil. Virou Presidente do Brasil, muito popular, especialmente no Nordeste. Não se faz grandes presidente sem o Nordeste. Sérgio Moro é da região onde temos o melhor do Brasil, melhores índices, quase todos eles, tanto de desenvolvimento nacional, IDH, como de outros indicativos, como o empreendedorismo no campo, o cooperativismo, dentre muitos tantoz. Se o Brasil fosse visto a partir do Sul do País, já seríamos não só uma das 20 maiores economias do Planeta, mas, sim, uma terra desenvolvida.

    Esse embate entre Lula e Sérgio Moro, que veremos nesta semana, é uma disputa(?!), entre os Brasil que luta para dar certo, saindo da pobreza extrema, e o Brasil que vem dando certo.

    O interessante, e aí volto ao que já escrevi em outro momento, é que a região onde nasceu o Brasil, o Nordeste de Lula - e que ainda não deu certo, se confronta com a região onde o Brasil já dá certo, o Sul de Moro. O Nordeste domina a cena política brasileira há anos.  O Sul não vem dando nada de substancial no jogo político nacional há décadas e décadas.

    Já destaquei que os nordestinos são bons em política, entre outras razões, pois seus melhores quadros se voltam à cena pública, enquanto nos estados mais desenvolvidos, e o Sul é uma referência, tem outras ações para desenvolver. Natural que o teatro do poder seja dominado por aqueles e não por esses.

    Alguns poderiam dizer que esse embate, com base jurídica mas com implicações políticas, seria entre o que dá certo e o que não vem dando certo. Tolice, categórica.

    Agora, que vai ser interessante, lá isso será!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

    E-mail: [email protected]


Vídeos
publicidade