• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 12:30:55
Humberto Azevedo
  • 19/06/2018 18h46

    Notas da Copa

    Observações de um jornalista acostumado com a cobertura política nos jogos da 21ª edição do maior torneio de futebol do planeta

    Da largada inicial, as favoritas ao título como Alemanha, Argentina e Brasil tropicaram; Será na racista Rússia a primeira Copa a ser vencida por uma seleção africana? O jogo de Senegal contra a oitava do ranking da Fifa foi uma mostra da evolução;

    Como jornalista que se especializou na cobertura política, por amor e por oportunidade, sempre vi as grandes transmissões esportivas – mais como uma enorme paixão que por falta de coragem e oportunidade – releguei apenas como um mero aficionado. E, assim, de Brasília, vou arriscar algumas notas sobre o mundial de 2018. Mas nunca como atuante e, sim, apenas como mais um dos tantos milhões de observadores que gostam do ludopédio.

    Vamos lá:

    A Rússia de Putin não deixou dúvidas. Com um futebol mísero, tosco, mas eficiente, está garantida nas oitavas-de-final. Como “dona da casa” humilhou os nada amigos sauditas e contando com a lesão de Salah, venceu os egípcios que prometiam surpreender nesta Copa. Cabe agora aos egípcios se despedirem do mundial contra os fracos tecnicamente sauditas na próxima rodada, já que será inimaginável assistir uma vitória dos árabes contra os uruguaios nesta quarta-feira, 20 de junho.

    Uruguaios e russos se enfrentarão na próxima rodada para saber quem deles será o primeiro colocado do grupo que enfrentará espanhóis ou portugueses na próxima fase. A partida desta quarta entre Uruguai e Arábia é uma baita oportunidade para Cavani e ou Soarez fazer uma chuva de gols em busca da artilharia do certame.

    Nesta quarta assistiremos, ainda, o confronto entre a seleção espanhola que conta com diversos talentos enfrentando o pragmatismo do incipiente selecionado iraniano treinado pelo bom técnico português Carlos Queiroz. Será que a defesa iraniana conseguirá segurar a fúria? Duvido. Espero não queimar a língua. Já Portugal do provável ganhador do prêmio de melhor da Fifa de 2018, Cristiano Ronaldo, tem mais uma ótima chance para se isolar na artilharia do mundial enfrentando a fraca seleção marroquina. Visto que sua atuação individual – graças a coletividade lusitana – fez lembrar as atuações magistrais de um certo melhor do mundo nos anos 80, Dom Diego Armando Maradona.

    Na quinta-feira, 21, os olhos do mundo estarão em cima novamente de Lionel Messi. Será neste jogo que o argentino de Rosário, fruto do Club Atlético Newell's Old Boys, capaz de mostrar o futebol que o levou por cinco vezes a conquistar o prêmio de melhor do mundo? Ou será que os muito bons jogadores da Croácia oferecerão ao mundo uma despedida melancólica do craque cantado em prosa e verso da sua seleção pátria? Um empate entre Argentina e Croácia transformará o jogo entre argentinos e nigerianos numa canção desesperada e traumática digna de um Carlos Gardel.

     

    Melhores seleções

    A boa vitória da ótima seleção belga contra a fraquíssima seleção do Panamá credencia a excelente geração de Eden Hazard e Romelu Lukaku a fazerem história como fizeram seus compatriotas na Copa de 1986. Mas o bom jogo da seleção senegalesa impressionou. Com uma defesa bem armada e triangulações efetivas, baseado num jogo vertical, a seleção do Senegal treinada pelo ótimo ex-jogador Cissé, pareceu o "galo doido" de 2013. Com a diferença de ter um time tranquilo na defesa.

    Mas o melhor, até agora, desta Copa na Rússia, veio da América Latina com o selecionado mexicano do professor colombiano Juan Carlos Osorio que simplesmente deu um baile na primeira etapa contra a fortíssima seleção alemã, atual campeã do mundo, que terá que se reinventar e vencer os suecos no próximo sábado. Já que um empate entre alemães e suecos pode praticamente provocar a eliminação bávara do torneio da Fifa.

    Já o México, se conseguir evitar o clima de oba-oba e o salto alto, tem tudo para conseguir uma vitória contra a modesta seleção sul-coreana e garantir vaga nas oitavas-de-final, o que poderá colocá-los em confronto contra o selecionado do Tite que precisa vencer a Costa Rica na próxima sexta, 22, para não depender do resultado contra a Sérvia na última rodada da fase de grupos.

    A seleção mais corintiana da história será que vai ter uma trajetória de Corinthians rumo ao hexa, com muito sofrimento? Neymar, o grande astro do ludopédio tupiniquim mereceria banco já que não está em seus melhores dias. Mas duvido que isso ocorra. Firmino, o melhor jogador brasileiro da atualidade, pede passagem para se firmar no time titular. Será que contra Costa Rica o alagoano, craque do Liverpool, começará jogando? Espero que sim.

    Estas notas da Copa ficam por aqui e até a próxima!


Vídeos
publicidade